sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Semana de Educação - dia 21 de outubro

O Programa Rompendo Barreiras participou também da XIV Semana de Educação da UERJ!!!

No dia 21 de outubro, das 08h às 10h, a professora Valéria de Oliveira apresentou uma oficna. Vamos mostrar a vocês um resumo do que ocorreu...

OFICINA DE INTRODUÇÃO À LEITURA E ESCRITA EM BRAILLE E OUTROS RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Responsável: Valéria de Oliveira Silva (Coordenadora Pedagógica do Programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão)

Bolsistas do Programa Rompendo Barreiras:
Débora Cristina Braga Ribeiro – Iniciação à Docência
Dênis Augusto Souza da Silva – Estágio de Extensão


Retomando os preceitos do art. VII da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção”, o Programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão - PRB, desde a sua fundação, em abril de 1988, busca a inclusão de quem tem necessidades educacionais especiais – NEE. Embora uma grande parcela da sociedade ainda não direcione o seu olhar para essas pessoas e negue, mesmo que inconscientemente, a igualdade de direitos para TODOS, a cada dia cresce o número de entidades não governamentais, órgãos públicos e indivíduos independente que lutam pela garantia de acessibilidade para as pessoas com deficiência. Pensando neste grupo que resiste ao preconceito e indiferença o PRB oferece o Curso de “Leitura e Escrita em Braille e Outros Recursos Pedagógicos para alunos com DV ou com Baixa Visão”. Para que a Pessoa com Necessidades Educacionais Especiais esteja incluída nas instituições de ensino, em seus diferentes níveis, é necessário que os profissionais que atendem esta clientela apresentem condições para desempenhar suas funções e que os mesmos permaneçam em constante formação. Objetivando oportunizar a aquisição de conhecimentos específicos de como utilizar material didático-pedagógico para alunos cegos e com baixa visão, propomos uma oficina que ofereça introdutoriamente, aos graduandos das licenciaturas da UERJ e demais participantes da XIV Semana da Educação que tenha interesse pelo Atendimento Educacional Especializado - AEE de educandos com deficiência visual. Tais conhecimentos poderão servir de orientação e incentivo para dar prosseguimento a tais estudos que são oferecidos pelo Rompendo Barreiras. Em decorrência da demanda daqueles que têm a visão comprometida, o curso de Braille é dado para pequenos grupos ou, quando necessário, individualmente.

FOTOS DO EVENTO:









Ainda tem mais! Dia 22 de outubro fizemos mais apresentações!!!

Agradecimentos da Prof. Valéria

O mês de outubro foi um sucesso para o Rompendo Barreiras!

Todos estão de parabéns pela magnífica participação na 20ª UERJ sem Muros e na XIV Semana da Educação!

* Marcos Viana, professor de Braille;
* Charles de Souza, nosso representante na ALERJ;
* Mariana Castro, colaboradora do PRB;
* Fabiana Silva, ex-bolsista do PRB;

E, PRINCIPALMENTE, OS BOLSISTAS DO ROMPENDO BARREIRAS!

- Amanda Rodrigues Allersdorfer Santos
- Debora Cristina Braga Ribeiro
- Dênis Augusto Souza da Silva
- Kamilla Corrêa Loivos
- Raquel Rodrigues Ferreira
- Samara Silva de Carvalho
- Vanessa Lourdes Juvêncio Mendonça

“Vocês fazem o Rompendo Barreiras acontecer!”

À Coordenação.

Despedida do nosso querido Charles!

O dia 09 de outubro não foi apenas o encerramento da Semana UERJ Sem Muros... Foi muito mais do que isso!

Comemoramos o sucesso do nosso Programa e também o aniversário de alguém muito especial, nosso bolsista Charles.

Bolsista é pouco para alguém como ele. Além de amigo, brincalhão, estudioso, inteligente, prestativo, ele é uma das pessoas fundamentais para o nosso Rompendo Barreiras. Ele sempre ajudou muito o Programa de todas as formas possíveis.

Uma pessoa que é a capa do Rompendo. Uma pessoa que conseguiu romper todas as barreiras e alcançar muitos de seus sonhos e ideais. Hoje ele não é mais nosso bolsista, nos despedimos dele com muito carinho. Ele venceu todos os preconceitos e está a cada dia evoluindo mais na sua área.

Desejamos a ele tudo de melhor que existir no mundo! Muito sucesso na nova caminhada e felicidade sempre!

Nós estaremos sempre aqui de baços abertos e ele, sabemos bem disso, nunca nos deixará!

Vamos relembrar esse momento com algumas fotos?





O Charles merece esse espaço no Blog!

UERJ Sem Muros - dia 08 de outubro

Para encerrar nosso trabalho na semana UERJ Sem Muros tivemos duas oficinas no dia 09 de outubro!

Nossa primeira Oficina foi sobre a Inclusão Digital, com nossos bolsistas Charles e Samara...

Vejamos um pouquinho do que aconteceu...

Projeto Rompendo as Barreiras da Exclusão Digital

As pessoas com deficiência querem, antes de tudo, estar incluídas na sociedade. E a primeira iniciativa para tornar todos os espaços inclusivos é a eliminação de barreiras, entretanto não podemos perder de vista que acessibilidade antecede qualquer discussão de luta por direitos. Sendo assim, ao voltarmos nosso olhar para o contexto formativo e informativo, percebemos que o fomento às ajudas técnicas deve estar presente em todas as frentes de reivindicações nesta área. Em 2000, a lei 10.098, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e, a partir dos esforços de entidades não governamentais, órgãos públicos, universidades, associações de pessoas com deficiência e instituições a legislação foi aprimorada. Em dezembro de 2004, então, foi publicado o Decreto 5296 que garante maior autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social para Todos; e para dar maior respaldo às ações voltadas à inclusão, o atual texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (com o seu Protocolo Facultativo, Decr. Legisl. n° 186/08 - que passou a emenda constitucional em julho de 2008) define, em seu artigo 1°, que: “Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas”. Diante do contexto em pauta, o “Projeto Rompendo as Barreiras da Exclusão digital”, com presença constante de um bolsista para orientar atividades, elucidar dúvidas e/ou auxiliar na execução de tarefas, disponibiliza um ambiente digital inclusivo para quem, em condições usuais, não tem a oportunidade de ler um livro, digitar seus trabalhos acadêmicos, receber e mandar mensagens eletrônicas e/ou desempenhar qualquer outra atividade que dependa da utilização do computador.

Abaixo imagens dos nossos bolsistas e do grupo que participou ativamente das atividades propostas:






Nossa segunda oficina foi um grande de jogo. Todos participaram ativamente das propostas e o resultado foi maravilhoso! Foi realizada pela nossa bolsista Vanessa com o apoio da nossa coordenadora Valéria e da professora Mariana.

Vejamos um pouquinho disso?

Programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão

Desde a sua fundação em 1988, o Programa Rompendo Barreiras - PRB busca viabilizar a inclusão social, educacional e cultural de todos que têm alguma deficiência e buscam os serviços oferecidos pelo Programa; entretanto, para que essa inclusão ocorra de forma humanizada, participativa e equânime é necessário que toda Universidade se transforme. É preciso, também, que seus diferentes setores tenham o perfil de um pólo de promoção de educação que irradie exemplos dignos de um espaço público inclusivo. Apesar de a Constituição garantir, em seu artigo terceiro, o direito a uma sociedade livre, justa e igualitária, proibindo qualquer forma de preconceito, a nação brasileira, ainda, não está preparada para perceber no outro sua imagem e semelhança . É difícil para muitos (con)viver com a diferença. Além do decreto 5296/2004 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, reforçando as garantias dos direitos e afastando qualquer forma de preconceito contra estas pessoas, em julho de 2008, a Constituição agregou a maior das suas emendas: o texto, na íntegra, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e o seu Protocolo Facultativo - Decreto Legislativo n° 186/08. Embora a República Federativa do Brasil, qualitativa e quantitativamente, esteja em primeiro lugar quando se trata do ementário de leis que amparam o cidadão brasileiro com deficiência, muitas ações ainda devem ser desenvolvidas para que este indivíduo seja aceito pela sociedade e tenha suas capacidades, habilidades e talentos reconhecidos por todos. Com o firme propósito de provocar a sensibilização de pequenos grupos que, posteriormente, promovam a divulgação das experiências vividas e, possíveis, mudanças de paradigmas, o PRB revela, a todos que se permitem, novas sensações que evidenciam que a diferença é um atributo coletivo e universal.

Abaixo fotos da apresentação da Oficina e dos participantes:







Assim encerramos a Semana UERJ Sem Muros com grande louvor e alegria!!!
Esperamos que todos tenham gostado e até a próxima!!!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

UERJ sem Muros - dia 07 de outubro

Em mais um dia de pôster...

Para fechar com chave de ouro apresentamos nosso último pôster ontem (07 de outubro). E como não poderia deixar de ser: foi um sucesso!!!

Núcleo de Suporte e Ajudas Técnicas às Ações Inclusivas no Ensino Superior



Inúmeros são os obstáculos enfrentados por quem tem alguma deficiência. Sua vida escola/acadêmica, em geral, é marcada pelas barreiras impostas pela falta de qualificação da maioria dos profissionais que o atendem. O cap. V da atual LDB define a Educação Especial como modalidade de educação escolar, oferecida para pessoas com necessidades educacionais especiais - NEE e como sistema de suporte e apoio da Educação Infantil ao Ensino Superior; o PNE, lei 10172/01 e a Port. Norm. 13 de 24/4/07 tratam da capacitação para professores na perspectiva da Educação Inclusiva; o Decr. 5.296/04 recomenda acessibilidade às ajudas técnicas como fundamentais na garantia da inclusão educacional e a port. 3.298/03 e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência com o seu Protocolo Facultativo (Decr. Legisl. n° 186/08 - que passou a emenda constitucional em julho de 2008) sugerem que o Estado deve tomar medidas apropriadas às necessidades das pessoas com deficiência. Respaldado, portanto, na legislação em questão este projeto de treinamento e aperfeiçoamento para a participação de atividades de apoio ao Núcleo de Suporte e Ajudas Técnicas às Ações Inclusivas no Ensino Superior da Faculdade de Educação da UERJ, em parceria direta com o Programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão, pretende formar graduandos de Pedagogia e Licenciaturas nas modalidades de ensino presencial e à distância com a perspectiva da Educação Inclusiva. Inicialmente, o projeto objetiva valorizar a formação acadêmica do bolsista, ao executar as ajudas técnicas na Faculdade de Educação da UERJ, este graduando instrumentalizar-se-á para o desempenho de atividades específicas que permitam oferecer aos alunos com NEE acesso a ambiente, equipamentos e materiais adequados à melhoria da qualidade do desempenho acadêmico de quem tem NEE. Conjugando teoria e prática, neste espaço inclusivo, os graduandos em questão terão garantia de uma formação equânime que privilegia as relações interpessoais cooperativas.

Alguns dos trabalhos que oferecemos na nossa sala de recursos:





Nossos bolsistas que apresentaram o pôster:



Nossa coordenadora, prof. Valéria, com uma de nossas colaboradoras, Mariana:



Hoje não teremos apresentações, mas... na SEXTA-FEIRA (09 DE OUTUBRO) contamos com todos vocês para participar de nossas oficinas!

UERJ sem Muros - dia 06 de outubro

Mais um dia do Rompendo Barreiras na "UERJ sem Muros" e mais um dia de sucesso!!!

Em 06 de outubro apresentamos 2 posteres...

Laboratório Inclusivo de Informática: Acesso à Comunicação, Informação e Tecnologia Assistiva



A aprovação do decreto federal nº 5.296/2004, foi um grande avanço na garantia de acessibilidade em todos os âmbitos. Este decreto define, em seu artigo 8º, que “Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. (Comitê de Ajudas Técnicas, Corde/SEDH/PR, 2007). Apesar disto, as pessoas com deficiência fazem parte de uma sociedade que está longe de ser inclusiva. Estar integrado não significa estar incluído socialmente. Reconhecer e respeitar os direitos e valorizar as pessoas com deficiência requer uma luta constante pela promoção de acessibilidade para Todos. Tendo em vista as questões em pauta, no sentido de implementar o uso de ferramentas, softwares e metodologias de trabalho que atendam às necessidades educacionais especiais de quem enfrenta alguma limitação física, sensorial ou intelectual, o “Programa Rompendo Barreiras: Laboratório de Informática” vem buscando acompanhar a atual revolução tecnológica fazendo uso de tecnologias computacionais adaptadas para este fim. Neste Projeto focaliza-se como objetivo principal dar a oportunidade do uso de tecnologias computacionais na educação inclusiva, buscando, prioritariamente, suprir as dificuldades dos graduandos da UERJ visando sua inclusão qualitativa na comunidade acadêmica. Além de auxiliar os usuários que necessitam de ajudas técnicas assistivas, faz parte das atividades do laboratório oferecer cursos individuais de informática, criar e manter um ambiente virtual acessível e produzir matérias adaptados para os cursos do Rompendo Barreiras: “Leitura e Escrita em Braille e Outros Recursos Pedagógicos para alunos com DV e com Baixa Visão” e “Língua Espanhola para pessoas com deficiência visual”


Curso de Leitura e Escrita em Braille e outros recursos pedagógicos para alunos com Deficiência Visual ou com de Baixa Visão



Retomando os preceitos do art. VII da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção”, o Programa Rompendo Barreiras: luta pela inclusão - PRB, desde a sua fundação, em abril de 1988, busca a inclusão de quem tem necessidades educacionais especiais – NEE. Embora uma grande parcela da sociedade ainda não direcione o seu olhar para essas pessoas e negue, mesmo que inconscientemente, a igualdade de direitos para TODOS, a cada dia cresce o número de entidades não governamentais, órgãos públicos e indivíduos independente que lutam pela garantia de acessibilidade para as pessoas com deficiência. Pensando neste grupo que resiste ao preconceito e indiferença o PRB oferece o Curso de “Leitura e Escrita em Braille e Outros Recursos Pedagógicos para alunos com DV ou com Baixa Visão”. Para que a Pessoa com Necessidades Educacionais Especiais - PNEE esteja incluída nas instituições de ensino, em seus diferentes níveis, é necessário que os profissionais que atendem esta clientela apresentem condições para desempenhar suas funções e que os mesmos permaneçam em constante formação. Objetivando oportunizar a aquisição de conhecimentos específicos de como utilizar material didático-pedagógico para alunos cegos e com baixa visão, este curso é oferecido, desde 2003, aos graduandos das licenciaturas da UERJ e de outras Instituições e, também, para profissionais das redes públicas de ensino responsáveis pelo Atendimento Educacional Especializado - AEE de educandos com deficiência visual. Posteriormente, em decorrência da demanda daqueles que têm a visão comprometida, o curso de Braille passou a ser dado para pequenos grupos ou, quando necessário, individualmente. Tendo em vista, ainda, a carência de locais que preparem o DV para os exames vestibulares e demais seleções acadêmicas, há dois anos, também é oferecido no PRB o curso de Língua Espanhola com todo material didático adaptado exclusivamente para DV.

Abaixo foto dos bolsistas que apresentaram os projetos com a coordenadora prof. Valéria. Todos sempre juntos lutando pelo nosso programa!!!



Teremos ainda apresentações no dia 07 de outubro e no dia 09 de outubro todos estão mais do que convidados para nossas oficinas!!!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

UERJ sem Muros - dia 05 de outubro

Rompendo Barreiras no primeiro dia do "UERJ sem Muros"!

Foi maravilhoso nosso pôster! Para quem não teve a oportunidade de estar lá ontem, disponibilizamos um pouquinho do que foi apresentado...



“Meus olhos e ouvidos são seus e é através deles que você poderá perceber melhor o mundo”.

Oriunda de uma pesquisa inovadora, para a época, viabilizada pela Faculdade de Educação, há 20 anos, buscou-se identificar e caracterizar as necessidades educacionais especiais dos graduandos da UERJ com problemas visuais. Percebendo-se que muito pouco era feito no país para atender às necessidades desse grupo, em 1989, a Audioteca iniciou a produção de audiotextos destinados a inclusão acadêmica de quem, fisicamente, permanecia excluído do acesso à leitura. As ações e produção de materiais de apoio (que, a partir do decreto 5296/2004, foram denominados “Tecnologia Assistiva para acesso a Comunicação, Informação e Ajudas Técnicas”), desde a criação da Audioteca, vêm sendo desenvolvidas e mantidas, ininterruptamente. O atendimento especializado para graduandos da UERJ, que também foi estendido a outros usuários da Comunidade externa com necessidades educacionais especiais, proporciona a quem procura os serviços da Audioteca a oportunidade de conquistar uma vida acadêmica/escolar com qualidade e equidade. Com o passar dos anos, a demanda fez com que a produção da Audioteca se tornasse mais diversificada e, também, fosse ampliadas; o projeto passou a produzir materiais que favorecessem a acessibilidade não somente de quem tivesse deficiência visual, mas também àqueles que apresentassem algum problema físico ou auditivo. Além de leituras presenciais diversas e gravações de artigos específicos que são entregues a quem os solicita, o projeto mantém uma pequena biblioteca especialmente desenvolvida para pessoas com deficiência visual. Também faz parte das atividades do bolsista de extensão transcrever textos para usuários com problemas auditivos e/ou físicos que o impeça de escrever. A partir do segundo semestre do ano em curso, a Audioteca, em parceria com o Núcleo de Suporte e Ajudas Técnicas às Ações Inclusivas no Ensino Superior da Faculdade de Educação da UERJ poderá oferecer textos impressos em Braille.



Esperamos vocês nos próximos dias!!!
E na sexta-feira (dia 09 de outubro) teremos uma oficina imperdível!!!


Continuem acompanhando nosso blog, pois tudo será divulgado aqui online!