segunda-feira, 17 de maio de 2010

Homenagem a professora Maria da Glória Schaper dos Santos

12-06-1946٭ GLORINHA 05-05-2010†

A Professora Maria da Glória Schaper dos Santos - Glorinha, nunca será esquecida!



A UERJ sempre será a sua casa, graduada, mestre e Professora da Faculdade de Educação, sentiu na pele a necessidade de ações que viabilizassem a inclusão da pessoa com deficiência na Universidade. Lançando a UERJ como vanguardista na luta pelos direitos da pessoa com deficiência e fomentando políticas públicas, em 4 de abril de 1988, criou o Programa Rompendo Barreiras que há vinte e dois anos vêm desenvolvendo ações que viabilizam o acesso, inclusão e permanência de pessoas com deficiência na UERJ.

domingo, 16 de maio de 2010

III Encontro do Rompendo Barreiras

III Encontro do Rompendo Barreiras
09 de junho de 2010

Tema: Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ensino Superior



O Programa Rompendo Barreiras luta pela inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Desta forma, para que essa inclusão ocorra de forma digna e participativa, entendemos que a Universidade deve ser um pólo educacional que irradie exemplos de inclusão. Sendo assim, buscando oferecer contribuições concretas sobre a inclusão de estudantes universitários com deficiência, o III Encontro do Rompendo Barreiras visa suscitar questões e promover debates que evidenciem as situações e recursos que favorecem a inclusão do aluno com deficiência no Ensino Superior. Com esse objetivo, serão levantadas condições que propiciem a inclusão do ponto de vista educacional e social; graduandos e graduados com deficiência terão vez e voz para relatarem as experiências vivenciadas por eles na UERJ. Esta oportunidade de declararem se as atitudes humanas e condições materiais fazem/fizeram com que se considerem/se considerassem incluídos poderá ser o diferencial motivador de novas ações inclusivas na Universidade.

Comissão Organizadora

Para maiores informações é só clicar no título desta postagem e acessar o site do III Encontro do Rompendo Barreiras.