terça-feira, 4 de outubro de 2011

ROCK IN RIO 2011: Eu não fui!

ROCK IN RIO 2011: Eu não fui!

Comprei meu ingresso para o Rock In Rio 2011 para assistir Stevie Wonder. Antes de concluir a operação, entretanto, consultei sobre a acessibilidade e sobre os transportes. A única resposta foi com relação ao acesso que encontraria no interior da área do evento, mas nada sobre o meu deslocamento para chegar lá. Como faria? Descobri que teriam ônibus especiais saindo de vários pontos da cidade, inclusive de um ponto próximo de minha casa (www.cartaoriocard.com.br/rockinrio ). No site, o “cadeirante” devia clicar no FALE CONOSCO solicitando o transporte adaptado. Enviei 5 mensagens eletrônicas e não obtive resposta. Tentei comprar o RIOCARD ESPECIAL, mas não disponibilizaram um ônibus sequer com elevador. Fiz contato com vários órgãos públicos municipais e soube que funcionários devidamente treinados me carregariam e minha cadeira seria transportada no bagageiro. QUANTO RETROCESSO!

VIOLAÇÃO DE DIREITOS, DESCASO E DESRESPEITO!

E NÃO FUI AO ROCK IN RIO 2011!

Regina Cohen, Arqta, DSc. – Especialista em Acessibilidade e Desenho Universal




16/09/2011 07h00 - Atualizado em 16/09/2011 07h22
Deficiente físico que vai ao Rock in Rio de ônibus especial deve avisar hora

RioCard vai disponibilizar cadeiras de transbordo para transporte.
Acesso a carros com licença de estacionamento não será permitido.

G1 RJ

Os deficientes físicos que irão ao Rock in Rio e que forem até o local nos ônibus especiais, utilizando o RioCard Rock in Rio, devem informar no site do RioCard sobre a necessidade de transporte especial. Segundo RioCard, é preciso ir ao site www.cartaoriocard.com.br/rockinrio, acessar a área do "fale conosco" e enviar as informações relativas a dia, horário e local de embarque no ônibus. O festival começa no dia 23 de setembro.
A Secretaria municipal de Transportes informou que nenhum veículo terá acesso à porta de entrada do evento, nem veículos com licença especial de estacionamento para deficientes físicos. Todos os acessos estarão interditados e não haverá estacionamentos, de acordo com a secretaria.

http://g1.globo.com/rock-in-rio/2011/noticia/2011/09/deficiente-fisico-que-vai-ao-rock-rio-de-onibus-especial-deve-avisar-hora.html