terça-feira, 12 de julho de 2016

MEU FILHO É AUTISTA E AGORA?





QUAIS AS DICAS PARA UM BOM RELACIONAMENTO?
            Apesar de não existir uma lista de atitudes que devem ser seguidas pelos pais e cuidadores, algumas ações podem ser adequadas à realidade de cada um. Confiar algumas dicas de como lidar e melhorar o relacionamento com seu filho autista:

- Incentive sempre: segundo Márcia Mathias, psicóloga e diretora da Associação Brasileira de Hipnose (ASBH), é importante trabalhar, com a orientação de um psicólogo, a melhora da comunicação e desempenho de atividades sociais de acordo com o grau de cada um. Ao se comunicar, primeiro atraia a atenção e depois seja claro e objetivo, esperando o tempo de resposta.

- Desenvolver: os autistas têm dificuldades para lidar com mudanças, por isso é importante a introdução de uma rotina em sue cotidiano. Porém, a criança preciosa estar preparada para eventuais alterações do dia a dia.
- Frequente locais públicos: introduza atividades prazerosas em parques, por exemplo, para que a criança se acostume com a presença de outras pessoas. Em casos de crises, não controle a situação com comidas ou bebidas, porque ela assimilará que terá algo em troca sempre que sair de casa.
- Incentive a convivência: a criança não pode ser poupada do convívio com outras pessoas. Se ela apresenta resistência ou problemas de relacionamento, explique com calma a importância da situação. A psicóloga Marcia Stanzione conta que, dentro de casa, é importante que os pais estimulem a camaradagem e cumplicidade entre os irmãos, equivocadamente interpretada como ameaçadora pelos pais.
- Encoraje a independência: segundo a psicóloga da APAE, "os indivíduos com TEA devem sempre ser estimulados a aprender, respeitando suas limitações e capacidades". Ensine seu filho a fazer algumas atividades sozinho, como a se vestir, deixando que ele faça o último passo. Se ele estiver colocando uma calça, por exemplo, permita que ele puxe a peça de roupa para a cintura sozinho. Aos poucos, ele conseguirá cumprir toda a atividade sem a sua ajuda.
- Evite contato físico excessivo: para o autista, o mundo parece ameaçador. Insistir nesse tipo de contato pode alterar a rotina e desencadear crises, proporcionando aumento de agressividade.
- Imponha limites: é um processo doloroso, mas de extrema importância para o desenvolvimento da criança. Quanto antes começar a impor limites, mais fácil será para lidar com ela durante a vida.
- Não desista: a psicóloga Cíntia Guilhardi explica que dedicação, disciplina, paciência e amor são indispensáveis para o desenvolvimento de cada um.
Fonte: Revista Ler & Saber

Nenhum comentário:

Postar um comentário