Quem somos

A UERJ vem buscando fazer do Programa Rompendo Barreiras (PRB) um espaço que garanta a qualidade, equidade do atendimento à pessoa com deficiência. Assegurar a acessibilidade e permanência de graduandos com deficiência na UERJ é o nosso principal objetivo. Entretanto, o Rompendo Barreiras sempre estará aberto a todos que tenham alguma deficiência e também àqueles que objetivarem oferecer um atendimento de qualidade a estas pessoas.

O QUE BUSCAMOS?
Romper barreiras de natureza educacional, cultural, comunicacional e atitudinal.
 
SERVIÇOS OFERECIDOS:
Orientação pedagógica;
Informações e Orientações diversas para pessoas com deficiência;
Acesso à Internet (envio e recebimento de e-mails e inscrições em concursos);
Empréstimos de livros (gravados ou impressos);
Digitalização de textos para os formatos .txt, .doc e .pdf;
Transcrição para o Braille;
Transcrição de áudio.

CURSOS OFERECIDOS:
Leitura e escrita em Braille;

 
O Programa Rompendo Barreiras luta pela inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Desta forma, para que essa inclusão ocorra de forma digna e participativa, entendemos que a Universidade deve ser um pólo educacional que irradie exemplos de inclusão.

Promovemos encontros para discutir a questão da inclusão da pessoa com deficiência. Abaixo temos um breve histórico dos três encontros já realizados.

Histórico dos Encontros do Programa Rompendo Barreiras

Embora a ênfase das principais discussões do movimento pela inclusão no Brasil tenha sido, principalmente, no Ensino Fundamental, este movimento que ganhou força a partir da década de 1990, fez com que mais indivíduos com deficiência chegassem ao Ensino Médio e deste, ao Superior. Em atenção àqueles que têm alguma deficiência e almejam um ensino universitário com igualdade de condições de acesso e permanência, as ações desenvolvidas pelo Programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão - PRB, desde 1988, vêm fazendo com que a UERJ seja pioneira no processo de inclusão.

Em 2005, o PRB realizou um encontro que agregou profissionais da área de educação para discutir temas referentes à inclusão da pessoa com deficiência. “Escolarização e inclusão”, “A importância da LIBRAS para a inclusão social do surdo” e “Educação, informática , arte e diversidade” foram os temas norteadores das mesas. 88% dos palestrantes desse encontro eram profissionais com deficiência que fizeram da sua
história de vida um exemplo do que é e deve ser a inclusão.

Em 2008, o Rompendo Barreiras ratifica o seu compromisso com a inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência e comemora seus vinte anos de existência reunindo, no segundo encontro, aqueles que contribuíram para a construção da história do Programa PRB. Dentre os profissionais que inicialmente foram bolsistas do PRB, usuários que encontraram no Programa um ambiente que desenvolve práticas inclusivas
e colaboradores internos e externos, o evento contou com a participação da Professora Maria da Glória Schaper dos Santos. Glorinha, como é carinhosamente conhecida por todos, foi a idealizadora do Programa Rompendo Barreiras e, por dezoito anos, a Coordenadora Geral do PRB. Além dos “Relatos de Representantes do Rompendo Barreiras”, as políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência foram
amplamente discutidas por representantes, governamentais e da sociedade civil, pertencentes ao movimento de luta pelos direitos da pessoa com deficiência. Dentre as questões levantadas, a partir de experiências particulares daqueles que têm/tiveram necessidades educacionais especiais em decorrência de uma limitação física, sensorial ou intelectual, indagou-se: “quando e como incluir a pessoa com deficiência em classes regulares? Na tentativa de nortear ações que desfizessem este que é um nó da educação, profissionais com deficiência evidenciaram qual o papel da escola ao propiciar o acesso à informação, comunicação e ajudas técnicas para TODOS.

Retomando as questões levantadas nos últimos encontros, o Programa Rompendo Barreiras continua lutando pela inclusão da pessoa com deficiência. Desta forma, para que a inclusão ocorra de forma digna e participativa na Universidade, a UERJ vem se empenhando para tornar-se um pólo de educação, pesquisa e extensão que irradie exemplos de inclusão. Sendo assim, buscando oferecer contribuições concretas sobre a
inclusão de estudantes universitários com deficiência, o III Encontro do Rompendo Barreiras, ocorrido no ano de 2010 visou suscitar questões e promover debates que evidenciassem as situações e recursos que favorecem a inclusão do aluno com deficiência no Ensino Superior. Com esse objetivo, foram levantadas condições que propiciassem a  inclusão do ponto de vista educacional e social; os graduandos e graduados com deficiência tiveram vez e voz para relatar as experiências vivenciadas por eles na UERJ. Esta oportunidade de se declararem as atitudes humanas e condições materiais fazem/fizeram com que se considerem/se considerassem incluídos poderá ser o diferencial motivador de novas ações inclusivas na UNIVERSIDADE.

Em 2012 o IV Encontro do Rompendo Barreiras teve como principal foco os Ensino Acadêmico a Distância (EAD), com isso ressaltou a importância da e-Acessibilidade, ou seja, a acessibilidade na WEB, além é claro de material adaptado para que o deficiente possa se sentir parte realmente integrante desse novo meio de Educação Superior. A mesa foi composta por profissionais que atuam na área informacional e educação a distância, além da mesa com alunos de EAD que relataram as dificuldades que enfrentam para conseguirem entregar seus trabalhos, fazerem suas ADs. Não há ainda um preparo dos professores da EAD para lidarem com os alunos com deficiências. Hoje o Programa Rompendo Barreiras oferece essa assistência pedagógica ao aluno que nos procura, fazendo assim com que ele se sinta incluído nas práticas educacionais de sua instituição.