quinta-feira, 5 de maio de 2011

Filmes e desenhos animados relacionados à inclusão de pessoas com deficiências, doenças crônicas e outras relações sociais que levam à exclusão

Bom dia!

Hoje vamos iniciar a divulgação de uma listagem de filmes e desenhos animados relacionados à inclusão de pessoas com deficiências, doenças crônicas e outras relações sociais que levam à exclusão.
Serão 10 publicações com títulos de filmes e suas sinopses. Vale a pena conferir!

Foram incluídos os filmes dos 1º, 2º e 3º Festivais Internacionais de Filmes sobre Deficiência – “Assim Vivemos”.

11 de Setembro: 11 diretores consagrados foram convidados para fazer um filme sobre esta tragédia e realizaram 11 filmes de 11 minutos cada um sobre o dia negro da história dos Estados Unidos e do mundo. O filme da França é protagonizado por uma atriz surda.










AAltra: Dois vizinhos vivem em lados opostos de uma rua no campo. Eles odeiam-se e a vida para eles não é mais do que uma confrontação diária dolorosa. Um dia, durante uma disputa violenta, um atrelado derruba-os e envia-os para o hospital. Têm os dois alta, saem em cadeira de rodas, paralisados da cintura para baixo.


A Casa (The house): Um grupo de mulheres com deficiência mental fala de suas vidas e memórias através de desenhos que serão transformados em animações criadas pela diretora Vivienne Jones. Um grupo de artistas. Um filme de Eija-Liisa Ahtil. Documentário,8min Reino Unido, 2003.


A Chave de Casa: Um jovem que possui deficiências físicas e psicológicas devido a problemas no parto precisa ir anualmente a um hospital de Berlim. Numa dessas viagens seu pai o acompanha, na tentativa de se aproximar dele. Com Charlotte Rampling.


A Cor do Paraíso: Filho espera o pai vir buscá-lo para as férias, numa escola especial para crianças cegas. O pai no entanto fica relutante em levá-lo para casa, por pensar que isso poderá atrapalhar suas pretensões de se casar de novo.



A de Autismo: Um breve olhar sobre a condição do autismo, utilizando apenas palavras, desenhos, música e uma sequência deslumbrante de animações, tudo feito com a contribuição de pessoas autistas.








A Escolha: Baseado em um fato real, conta a história de um adolescente cuja vida passa por uma radical transformação. Depois de dividir seu tempo entre o futebol, aperfeiçoamento da técnica de tocar violino e divertir-se com os amigos e a namorada, enfrenta uma perda gradativa da audição.










A Força de um Campeão: Inspiradora história verídica de Tony Fingleton, um jovem de uma família problemática que encontrou a força interior para se tornar um campeão. A história contra todas as probabilidades de Tony tornar-se campeão de natação, apesar de ter um pai autoritário e alcoólico e uma mãe sofredora mas verdadeiramente heróica. Ofuscado aos olhos do pai pelos seus irmãos, é apenas quando Tony mostra um extraordinário talento para a natação que sente não só o poder para conquistar o coração do pai como também talvez uma medalha olímpica.


A Forma de Dentro (The Inner Form): Neste vídeo, a coreografia remete não apenas à relação entre o professor de dança e seu aluno, mas também à relação entre o indivíduo considerado ‘normal’, com um corpo ‘perfeito’ e ‘modelado’, e o outro que foge a esse padrão. Dançando juntos, mostram-nos a possibilidade de caminhar lado a lado, fazendo parte da mesma ‘dança’. Ficção, 13 min, EUA, 2006.


A História de Brooke Ellison: Um grave acidente deixa a jovem Brooke Ellison tetraplégica. Mas sua incansável vontade de viver e se superar não só a leva de volta à escola como também à universidade, onde se forma com louvor.
Drama biográfico baseado na vida de Brooke Ellison, que ao lado de sua mãe Jeane escreveu um livro em que conta sua história.


Última atualização em 05/maio/2011.

Organizadora: Professora Valéria de Oliveira
Revisora: Kamilla Loivos


*Se você quiser contribuir com este trabalho, mande novas sugestões para: rompendobarreiras@gmail.com

Um comentário:

  1. Ja estamos finalizando mais uma etapa de nossas vidas, vamos concluir nosso Curso no final desse semestre.
    Foi muito bom, os momentos de interação que tivemos nesse Polo da Metodista em Eldorado.

    Agradecemos toda equipe que fazem parte desse polo em especial nossa Monitora Danusy.

    Um abraço

    Elizabete, Lucia, Rafaela e Fernanda

    ResponderExcluir