terça-feira, 6 de outubro de 2009

UERJ sem Muros - dia 05 de outubro

Rompendo Barreiras no primeiro dia do "UERJ sem Muros"!

Foi maravilhoso nosso pôster! Para quem não teve a oportunidade de estar lá ontem, disponibilizamos um pouquinho do que foi apresentado...



“Meus olhos e ouvidos são seus e é através deles que você poderá perceber melhor o mundo”.

Oriunda de uma pesquisa inovadora, para a época, viabilizada pela Faculdade de Educação, há 20 anos, buscou-se identificar e caracterizar as necessidades educacionais especiais dos graduandos da UERJ com problemas visuais. Percebendo-se que muito pouco era feito no país para atender às necessidades desse grupo, em 1989, a Audioteca iniciou a produção de audiotextos destinados a inclusão acadêmica de quem, fisicamente, permanecia excluído do acesso à leitura. As ações e produção de materiais de apoio (que, a partir do decreto 5296/2004, foram denominados “Tecnologia Assistiva para acesso a Comunicação, Informação e Ajudas Técnicas”), desde a criação da Audioteca, vêm sendo desenvolvidas e mantidas, ininterruptamente. O atendimento especializado para graduandos da UERJ, que também foi estendido a outros usuários da Comunidade externa com necessidades educacionais especiais, proporciona a quem procura os serviços da Audioteca a oportunidade de conquistar uma vida acadêmica/escolar com qualidade e equidade. Com o passar dos anos, a demanda fez com que a produção da Audioteca se tornasse mais diversificada e, também, fosse ampliadas; o projeto passou a produzir materiais que favorecessem a acessibilidade não somente de quem tivesse deficiência visual, mas também àqueles que apresentassem algum problema físico ou auditivo. Além de leituras presenciais diversas e gravações de artigos específicos que são entregues a quem os solicita, o projeto mantém uma pequena biblioteca especialmente desenvolvida para pessoas com deficiência visual. Também faz parte das atividades do bolsista de extensão transcrever textos para usuários com problemas auditivos e/ou físicos que o impeça de escrever. A partir do segundo semestre do ano em curso, a Audioteca, em parceria com o Núcleo de Suporte e Ajudas Técnicas às Ações Inclusivas no Ensino Superior da Faculdade de Educação da UERJ poderá oferecer textos impressos em Braille.



Esperamos vocês nos próximos dias!!!
E na sexta-feira (dia 09 de outubro) teremos uma oficina imperdível!!!


Continuem acompanhando nosso blog, pois tudo será divulgado aqui online!

10 comentários:

  1. O pôster de ontem foi muito bom! A apresentação ficou 1000!!! Agora é esperar os próximos dias e mostrar para todos o que é o nosso programa!
    Sucesso para o Rompendo Barreiras!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. O melhor ao prestar esse tipo de serviço é ver a satisfação dos usuários. É saber que nosso trabalho lhes proporciona uma oportunidade de estudar, trabalhar e viver uma vida como qualquer outra pessoa.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz em saber que existe uma equipe tão preocupada em proporcionar melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiências auditiva e visual. A UERJ está de parabéns e estas pessoas que doam um pouco do seu tempo em ajudar este projeto dar certo estão mais ainda.
    Bastante sucesso para todos do projeto "Rompendo Barreiras"!!!
    Um super beijo em todos!

    ResponderExcluir
  4. É imprescindível não somente que seja feito esse trabalho de leitura e gravação de material como também que se divulgue a realização desse serviço, atentando para as dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais e para as formas de minimizá-las.

    ResponderExcluir
  5. Um trabalho mais que importante para a inclusão dos deficientes visuais na sociedade. Além disso, para que tenham uma vida independente e dignidade de verdadeiros cidadãos brasileiros como todos nós somos.
    Parabéns pela inciativa!

    Pedro Ramur

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante o trabalho desenvolvido por vocês.
    E essencial para toda sociedade!
    PARABÉNS a todos participantes!

    Samara Carvalho

    ResponderExcluir
  7. Que lindo o trabalho de vcs !!!!!
    continue sempre assim, ajudando as pessoas que precisam ....
    bjks!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Trabalhos assim como este devem ser desenvolvidos, afim de estabelecer o desenvolvimento cultural em nosso país, mostrando a "sociedade preconceituosa" que são pessoas que possuem capacidade assim com as ditas "normais".

    ResponderExcluir
  9. Com certeza essa barreira já foi rompida, pelo fato de alguém ter a preocupação de proporcionar a essas pessoas com deficiência um prazer que antes elas não tinham, mas hoje com esse trabalho que vem abrindo os olhos daqueles que não queriam ver as dificuldades que os deficientes tem que enfrentar.

    ResponderExcluir
  10. achei lindo!! muito legal.

    ResponderExcluir