segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Museu do Açude

Como havíamos mencionado em publicação anterior, fizemos alguns passeios nessas férias. Um deles foi ao Museu do Açude no Alto da Boa Vista. Foi uma bela visita, mas não fomos apenas para passear não! Fomos com um grupo de pesquisas da UFRJ para testar a ACESSIBILIDADE no Museu.


E O QUE SERIA ESSA TAL ACESSIBILIDADE?


Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.

Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população.

Em informática, programas que provêm acessibilidade são ferramentas ou conjuntos de ferramentas que permitem que portadores de deficiências (as mais variadas) se utilizem dos recursos que o computador oferece. Essas ferramentas podem constituir leitores de ecrã para deficientes visuais, teclados virtuais para portadores de deficiência motora ou com dificuldades de coordenação motora, e sintetizadores de voz para pessoas com problemas de fala.


E O QUE ACONTECEU NO MUSEU?





Como vocês puderam observar, testamos a acessibilidade no Museu do Açude com 3 pessoas: o Charles (deficiente visual), a Solange (surdacega) e a Maiara (surda).

Eles puderam tocar em alguns objetos e com a descrição de uma outra pessoa a identificação deste objeto pôde ser feita. Nem sempre eles conseguiram identificar os objetos, mas essa foi uma resposta ao que queríamos testar: a acessibilidade no Museu.

Espero que tenham gostado. Em breve teremos mais informações!

2 comentários:

  1. Essa visita foi muito interessante. Ver a disposição deles para tocar, identificar cada peça... A alegria em obter conhecimento e acima de tudo a integração com todos. Foi um aprendizado e tanto! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Caros amigos,
    Venho por meio deste e-mail divulgar o trabalho maravilhoso que é realizado na Audioteca Sal e Luz e corre o risco de acabar.
    A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros) . Mas o que seria isto? São livros que alcançam cegos e deficientes visuais, de forma totalmente gratuita. Seu acervo conta com mais de 2700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.
    E agora, você está se perguntando: o que eu tenho a ver com isso? É simples. Nos ajude divulgando. Se você conhece algum cego ou deficiente visual, conte do nosso trabalho. DIVULGUE!
    Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar na nossa sede, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125- Centro. RJ. A outra opção, foi uma alternativa que se criou face a dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade. Eles podem solicitar o livro pelo telefone, escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente pelos Correios.
    A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados. Precisamos atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, se não ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura.
    Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros... Ajudem-nos, Divulguem!
    Atenciosamente,
    Christiane Blume
    Audioteca Sal e Luz
    Rua Primeiro de Março, 125- 7o Andar.
    Centro- RJ. CEP 20010-000
    Fone: (21) 2233-8007 (21) 2233-8007
    Horário de atendimento: 08:00 às 16:00 horas
    http://audioteca.org.br/noticias.htm

    ResponderExcluir