sexta-feira, 23 de outubro de 2009

UERJ Sem Muros - dia 08 de outubro

Para encerrar nosso trabalho na semana UERJ Sem Muros tivemos duas oficinas no dia 09 de outubro!

Nossa primeira Oficina foi sobre a Inclusão Digital, com nossos bolsistas Charles e Samara...

Vejamos um pouquinho do que aconteceu...

Projeto Rompendo as Barreiras da Exclusão Digital

As pessoas com deficiência querem, antes de tudo, estar incluídas na sociedade. E a primeira iniciativa para tornar todos os espaços inclusivos é a eliminação de barreiras, entretanto não podemos perder de vista que acessibilidade antecede qualquer discussão de luta por direitos. Sendo assim, ao voltarmos nosso olhar para o contexto formativo e informativo, percebemos que o fomento às ajudas técnicas deve estar presente em todas as frentes de reivindicações nesta área. Em 2000, a lei 10.098, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e, a partir dos esforços de entidades não governamentais, órgãos públicos, universidades, associações de pessoas com deficiência e instituições a legislação foi aprimorada. Em dezembro de 2004, então, foi publicado o Decreto 5296 que garante maior autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social para Todos; e para dar maior respaldo às ações voltadas à inclusão, o atual texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (com o seu Protocolo Facultativo, Decr. Legisl. n° 186/08 - que passou a emenda constitucional em julho de 2008) define, em seu artigo 1°, que: “Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas”. Diante do contexto em pauta, o “Projeto Rompendo as Barreiras da Exclusão digital”, com presença constante de um bolsista para orientar atividades, elucidar dúvidas e/ou auxiliar na execução de tarefas, disponibiliza um ambiente digital inclusivo para quem, em condições usuais, não tem a oportunidade de ler um livro, digitar seus trabalhos acadêmicos, receber e mandar mensagens eletrônicas e/ou desempenhar qualquer outra atividade que dependa da utilização do computador.

Abaixo imagens dos nossos bolsistas e do grupo que participou ativamente das atividades propostas:






Nossa segunda oficina foi um grande de jogo. Todos participaram ativamente das propostas e o resultado foi maravilhoso! Foi realizada pela nossa bolsista Vanessa com o apoio da nossa coordenadora Valéria e da professora Mariana.

Vejamos um pouquinho disso?

Programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão

Desde a sua fundação em 1988, o Programa Rompendo Barreiras - PRB busca viabilizar a inclusão social, educacional e cultural de todos que têm alguma deficiência e buscam os serviços oferecidos pelo Programa; entretanto, para que essa inclusão ocorra de forma humanizada, participativa e equânime é necessário que toda Universidade se transforme. É preciso, também, que seus diferentes setores tenham o perfil de um pólo de promoção de educação que irradie exemplos dignos de um espaço público inclusivo. Apesar de a Constituição garantir, em seu artigo terceiro, o direito a uma sociedade livre, justa e igualitária, proibindo qualquer forma de preconceito, a nação brasileira, ainda, não está preparada para perceber no outro sua imagem e semelhança . É difícil para muitos (con)viver com a diferença. Além do decreto 5296/2004 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, reforçando as garantias dos direitos e afastando qualquer forma de preconceito contra estas pessoas, em julho de 2008, a Constituição agregou a maior das suas emendas: o texto, na íntegra, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e o seu Protocolo Facultativo - Decreto Legislativo n° 186/08. Embora a República Federativa do Brasil, qualitativa e quantitativamente, esteja em primeiro lugar quando se trata do ementário de leis que amparam o cidadão brasileiro com deficiência, muitas ações ainda devem ser desenvolvidas para que este indivíduo seja aceito pela sociedade e tenha suas capacidades, habilidades e talentos reconhecidos por todos. Com o firme propósito de provocar a sensibilização de pequenos grupos que, posteriormente, promovam a divulgação das experiências vividas e, possíveis, mudanças de paradigmas, o PRB revela, a todos que se permitem, novas sensações que evidenciam que a diferença é um atributo coletivo e universal.

Abaixo fotos da apresentação da Oficina e dos participantes:







Assim encerramos a Semana UERJ Sem Muros com grande louvor e alegria!!!
Esperamos que todos tenham gostado e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário