quinta-feira, 8 de outubro de 2009

UERJ sem Muros - dia 06 de outubro

Mais um dia do Rompendo Barreiras na "UERJ sem Muros" e mais um dia de sucesso!!!

Em 06 de outubro apresentamos 2 posteres...

Laboratório Inclusivo de Informática: Acesso à Comunicação, Informação e Tecnologia Assistiva



A aprovação do decreto federal nº 5.296/2004, foi um grande avanço na garantia de acessibilidade em todos os âmbitos. Este decreto define, em seu artigo 8º, que “Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. (Comitê de Ajudas Técnicas, Corde/SEDH/PR, 2007). Apesar disto, as pessoas com deficiência fazem parte de uma sociedade que está longe de ser inclusiva. Estar integrado não significa estar incluído socialmente. Reconhecer e respeitar os direitos e valorizar as pessoas com deficiência requer uma luta constante pela promoção de acessibilidade para Todos. Tendo em vista as questões em pauta, no sentido de implementar o uso de ferramentas, softwares e metodologias de trabalho que atendam às necessidades educacionais especiais de quem enfrenta alguma limitação física, sensorial ou intelectual, o “Programa Rompendo Barreiras: Laboratório de Informática” vem buscando acompanhar a atual revolução tecnológica fazendo uso de tecnologias computacionais adaptadas para este fim. Neste Projeto focaliza-se como objetivo principal dar a oportunidade do uso de tecnologias computacionais na educação inclusiva, buscando, prioritariamente, suprir as dificuldades dos graduandos da UERJ visando sua inclusão qualitativa na comunidade acadêmica. Além de auxiliar os usuários que necessitam de ajudas técnicas assistivas, faz parte das atividades do laboratório oferecer cursos individuais de informática, criar e manter um ambiente virtual acessível e produzir matérias adaptados para os cursos do Rompendo Barreiras: “Leitura e Escrita em Braille e Outros Recursos Pedagógicos para alunos com DV e com Baixa Visão” e “Língua Espanhola para pessoas com deficiência visual”


Curso de Leitura e Escrita em Braille e outros recursos pedagógicos para alunos com Deficiência Visual ou com de Baixa Visão



Retomando os preceitos do art. VII da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção”, o Programa Rompendo Barreiras: luta pela inclusão - PRB, desde a sua fundação, em abril de 1988, busca a inclusão de quem tem necessidades educacionais especiais – NEE. Embora uma grande parcela da sociedade ainda não direcione o seu olhar para essas pessoas e negue, mesmo que inconscientemente, a igualdade de direitos para TODOS, a cada dia cresce o número de entidades não governamentais, órgãos públicos e indivíduos independente que lutam pela garantia de acessibilidade para as pessoas com deficiência. Pensando neste grupo que resiste ao preconceito e indiferença o PRB oferece o Curso de “Leitura e Escrita em Braille e Outros Recursos Pedagógicos para alunos com DV ou com Baixa Visão”. Para que a Pessoa com Necessidades Educacionais Especiais - PNEE esteja incluída nas instituições de ensino, em seus diferentes níveis, é necessário que os profissionais que atendem esta clientela apresentem condições para desempenhar suas funções e que os mesmos permaneçam em constante formação. Objetivando oportunizar a aquisição de conhecimentos específicos de como utilizar material didático-pedagógico para alunos cegos e com baixa visão, este curso é oferecido, desde 2003, aos graduandos das licenciaturas da UERJ e de outras Instituições e, também, para profissionais das redes públicas de ensino responsáveis pelo Atendimento Educacional Especializado - AEE de educandos com deficiência visual. Posteriormente, em decorrência da demanda daqueles que têm a visão comprometida, o curso de Braille passou a ser dado para pequenos grupos ou, quando necessário, individualmente. Tendo em vista, ainda, a carência de locais que preparem o DV para os exames vestibulares e demais seleções acadêmicas, há dois anos, também é oferecido no PRB o curso de Língua Espanhola com todo material didático adaptado exclusivamente para DV.

Abaixo foto dos bolsistas que apresentaram os projetos com a coordenadora prof. Valéria. Todos sempre juntos lutando pelo nosso programa!!!



Teremos ainda apresentações no dia 07 de outubro e no dia 09 de outubro todos estão mais do que convidados para nossas oficinas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário