quinta-feira, 8 de outubro de 2009

UERJ sem Muros - dia 07 de outubro

Em mais um dia de pôster...

Para fechar com chave de ouro apresentamos nosso último pôster ontem (07 de outubro). E como não poderia deixar de ser: foi um sucesso!!!

Núcleo de Suporte e Ajudas Técnicas às Ações Inclusivas no Ensino Superior



Inúmeros são os obstáculos enfrentados por quem tem alguma deficiência. Sua vida escola/acadêmica, em geral, é marcada pelas barreiras impostas pela falta de qualificação da maioria dos profissionais que o atendem. O cap. V da atual LDB define a Educação Especial como modalidade de educação escolar, oferecida para pessoas com necessidades educacionais especiais - NEE e como sistema de suporte e apoio da Educação Infantil ao Ensino Superior; o PNE, lei 10172/01 e a Port. Norm. 13 de 24/4/07 tratam da capacitação para professores na perspectiva da Educação Inclusiva; o Decr. 5.296/04 recomenda acessibilidade às ajudas técnicas como fundamentais na garantia da inclusão educacional e a port. 3.298/03 e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência com o seu Protocolo Facultativo (Decr. Legisl. n° 186/08 - que passou a emenda constitucional em julho de 2008) sugerem que o Estado deve tomar medidas apropriadas às necessidades das pessoas com deficiência. Respaldado, portanto, na legislação em questão este projeto de treinamento e aperfeiçoamento para a participação de atividades de apoio ao Núcleo de Suporte e Ajudas Técnicas às Ações Inclusivas no Ensino Superior da Faculdade de Educação da UERJ, em parceria direta com o Programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão, pretende formar graduandos de Pedagogia e Licenciaturas nas modalidades de ensino presencial e à distância com a perspectiva da Educação Inclusiva. Inicialmente, o projeto objetiva valorizar a formação acadêmica do bolsista, ao executar as ajudas técnicas na Faculdade de Educação da UERJ, este graduando instrumentalizar-se-á para o desempenho de atividades específicas que permitam oferecer aos alunos com NEE acesso a ambiente, equipamentos e materiais adequados à melhoria da qualidade do desempenho acadêmico de quem tem NEE. Conjugando teoria e prática, neste espaço inclusivo, os graduandos em questão terão garantia de uma formação equânime que privilegia as relações interpessoais cooperativas.

Alguns dos trabalhos que oferecemos na nossa sala de recursos:





Nossos bolsistas que apresentaram o pôster:



Nossa coordenadora, prof. Valéria, com uma de nossas colaboradoras, Mariana:



Hoje não teremos apresentações, mas... na SEXTA-FEIRA (09 DE OUTUBRO) contamos com todos vocês para participar de nossas oficinas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário