domingo, 15 de maio de 2011

Filmes relacionados à inclusão de pessoas com deficiências, doenças crônicas e outras relações sociais que levam à exclusão - Parte 2

Dando continuidade à lista de filmes e desenhos animados relacionados à inclusão de pessoas com deficiências, doenças crônicas e outras relações sociais que levam à exclusão, postamos hoje mais 19 títulos.



A Luz dos Nossos Olhos (Szemünk Fénye): Kati e Gyõzõ são casados e têm um filhinho de dois anos de idade, Ferike. O casal é cego e o filho é vidente. O filme acompanha a família desde o nascimento do bebê, registrando momentos inusitados e imprevisíveis. Documentário, 60 min, Hungria, 2006.


A Maçã: Trata do isolamento social de duas meninas gêmeas filhas de uma mãe cega e de um pai muito velho que para ganhar a vida reza pela aldeia.




A Música e o Silêncio: É a história de Lara, menina que renuncia a tudo o que mais gosta na vida para tomar conta de seus pais, surdos. Na adolescência Lara revê sua tia Clarissa, uma bem sucedida clarinetista de Jazz. Lara apaixona-se pela música e decide dedicar-se de corpo e alma aos estudos do instrumento musical. Anos mais tarde, já uma bela mulher, Lara prepara-se para entrar no conservatório de Berlim, quando conhece Tom, o homem que vai dar novo sentido a sua vida.


A Pessoa é para o que Nasce: Três irmãs, Regina, Maria e Conceição, cegas de nascença, unidas por esta incomum peripécia do destino, viveram toda sua vida cantando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras do Nordeste do Brasil. O filme acompanha os afazeres cotidianos destas mulheres e revela suas curiosas estratégias de sobrevivência, cantar pelas ruas da cidade a fim de complementar a renda familiar, sustentada pela mísera aposentadoria. Desta forma, encontram o seu estar no mundo da música.


A Pessoa é para o que Nasce - 2: Cegueira. Documentário de 6 minutos.


À Primeira Vista: Uma arquiteta está de férias em um hotel e apaixona-se pelo massagista cego. Convence-o a submeter-se a uma operação para que ele volte a enxergar. O filme é baseado em fatos reais e mostra as dificuldades do voltar a enxergar.


A Princesa e o Motorista: Uma jovem rica e super protegida pelos pais. Os pais sabem da dificuldade da filha (a garota não consegue aprender a ler), a bela menina não vai a escola, mas tem um enorme desejo de aprender; para manter as aparências como quisesse se enganar a si mesma, ela anda sempre com um livro. O motorista da abota acaba se transformando em seu grnde amigo e começa a lhe mostrar as coisas simples do mundo do qual ela estava privada, como por exemplo, pegar um metrô. Este filme passou na sessão da tarde há muito tempo. É muito belo.


À Procura de Mr. Goodbar: Baseado no best seller de Judith Rossner, “A procura de Mr. Goodbar” tem como atriz principal Diane Keaton, que faz o papel de uma mulher reprimida sexualmente que de dia dá aulas como professora de crianças surdas, e à noite procura o prazer nos braços de homens desconhecidos. O talento de Diane Keaton mantém nossa atenção sobre o filme que foi indicado ao Oscar em 1978. O filme marcou também o primeiro trabalho substancial de Richard Gere e de Tom Berenger.


À Sombra do Piano (Under the Piano): Franny luta por mais de trinta anos para dar apoio e respeito a Rosetta, sua irmã mais nova, que é autista. Ela acredita que Rosetta tenha uma intensa vida emocional e intelectual escondida sob o seu rosto impassível. O principal obstáculo é a mãe, Regina, uma cantora lírica que abandonou a carreira para se dedicar à família e agora, amarga e ressentida, é obcecada_por controle e carente de adulação.


A Vida não se Resume a Olhares: O filme retrata os preconceitos vividos e descritos por deficientes visuais que tentam se adaptar à vida em sociedade. O roteiro, escrito por oito alunos do Instituto Benjamim Constant, no Rio de Janeiro, foi inspirado por uma mostra de cinema sobre necessidades especiais (Assim Vivemos). No filme, os próprios alunos deficientes visuais alternam entre papéis de videntes e vítimas do preconceito. Ficção, 11 min, Brasil, 2005.


Acessibilidade, Siga esta Ideia: Vídeo da Campanha de Acessibilidade lançada na I Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.




Acordando Ola Obudzic ab: Após tomar uma medicação, a pequena Ola, uma menina de 6 anos de idade, entrou em coma, o que resultou em grave comprometimento motor. O filme mostra a dedicação de sua mãe e sua pequena irmã para abot-la a recuperar os movimentos e toda sua inteligência e vivacidade cativantes. Documentário, 29 min, Polônia, 2002.


After Life: Relação entre uma moça com síndrome de Down e seu irmão.






Além dos Meus Olhos: Após alguns anos de casados, James e Ethel, que são cegos, descobrem que não podem ter filhos. Quando decidem adotar uma criança, têm que enfrentar uma série de barreiras legais e provar que são capazes de cuidar de alguém.




Amadeu: O filme Amadeus conta a história de Mozart; que era um autista asperger, ou seja, um autista de alta funcionalidade Mozart nasce com o dom da música e o filme Amadeus é excelente, pois retrata a personalidade estremamente criativa de Mozart, em contraste com um mundo que rasteja na insanidade e na inveja. O autismo asperger de Mozart está presente no filme inteiro, e nos mostra que ser asperger não é pra qualquer um é na verdade um dom com o qual poucos nascem, e portanto devemos olhar para essas pessoas especiais com respeito e carinho, pois eles tem uma ideia de mundo bem diferente do que os seres humanos chamados “normais”.




Amargo Regresso: Em 1968, Bob Hyde, um oficial do exército americano, embarca para o Vietnã. Sally , sua mulher, decide servir como voluntária em um hospital para veteranos. Lá ela encontra Luke Martin, um antigo colega da faculdade, agora um soldado paraplégico, e apaixona-se por ele. A trama se desenvolve até que, quando a verdade é revelada, as consequências se tornam dramáticas para todos os envolvidos.


Amnésia: Conta a história de um ex-investigador de seguros que procura o assassino e estuprador de sua mulher. O trauma causa-lhe uma espécie de amnésia que faz com ele se esqueça das coisas tão logo elas aconteçam.








Amy – Uma Vida pelas Crianças: Conta a história de uma mulher que deixa tudo para se tornar professora em escola para crianças deficientes. Ela entra para um mundo sem som e se dedica a ensinar crianças a falar. Elas por sua vez, a ensinam a amar. Na escola onde Amy leciona estudam crianças surdas, cegas e surdas-cegas.




Antes de Partir: Dois homens com câncer terminal decidem viajar pelo mundo juntos, realizando os últimos desejos de suas vidas. Dirigido por Rob Reiner (Questão de Honra) e com Jack Nicholson, Morgan Freeman e Sean Hayes no elenco.





Última atualização em 15/maio/2011.

Organizadora: Professora Valéria de Oliveira
Revisora: Kamilla Loivos

*Se você quiser contribuir com este trabalho, mande novas sugestões para: rompendobarreiras@gmail.com

2 comentários:

  1. 1. Uma mente brilhante;
    2. Simples como amar;
    3. Código para o inferno;
    4. Gilbert Grape – Aprendiz de sonhador;
    5. Nell;
    6. Loucos de amor;
    7. A garota ideal;
    8. Uma lição de amor;
    9. Rain man;
    10. Forrest gump, o contador de histórias;
    11. Agnosia;
    12. O menino da bolha de plástico;
    13. Decisões extremas;
    14. A pele;
    15. O curioso caso de Benjamin Button;
    16. Mask;
    17. Como se fosse a primeira vez;
    18. Óleo de Lorenzo;
    19. Simple Simon;
    20. O líder da classe;
    21. Dr. Fantástico;
    22. O homem elefante;
    23. Gente como a gente;
    24. O solista;
    25. Canvas;
    26. Bird;

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Gostei muito de saber que existe também o RB. Sou def. Visual, cega do olho esquerdo e visão subnormal do direito. Próxima a TV, assisti e ouvi bem os filmes Vermelho como o céu e Os Sinos de Annya, Fiquei apaixonada e chorei com a nossa realidade e a mesmo tempo senti o cuidado e o amor de DEUS por nós.O filme Os Sinos de Annya ainda fala de pessoas com deficiências diferentes: cegueira e dislexia. Ambos os filmes foram apresentados na Rede Aparecida. Como posso assistir/ouvir os que vocês apresentam? Meu E mail: lene.12israel@hotmail.com tel: 21-9989.4772 Um grande abraço a todos!
    Cilene Santos

    ResponderExcluir