quarta-feira, 30 de julho de 2014

Psicologia Educacional, Cidadania e Inclusão Social: VIII Seminário Interfaces da Psicologia‏


Descrição da Imagem (por Valeria de Oliveira)

À esquerda, na parte superior da tela, a imagem de duas mãos unidas com a imagem do planeta terra sobre ela, abaixo da imagem anterior, uma moça em uma cadeira de rodas a frente de uma mesa acessível à sua cadeira, com as mãos sobre um livro que está sobre a mesa; na mesma mesa, ao lado esquerdo da moça uma garrafa de 500 ml de água. Completando o cenário, ao fundo, esfumaçada (pouco nítida) duas pessoas, cada uma em uma mesa. O ambiente parece uma biblioteca.
À direita, na parte superior da tela, a imagem de uma mão com tinta nos dedos de diferentes cores. Do mesmo lado, abaixo da imagem anterior, duas pessoas negras, um rapaz e um menino em uma mesa de estudos.

Texto da Imagem:
 
Psicologia Educacional, Cidadania e Inclusão Social:
VIII Seminário Interfaces da Psicologia
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
Dias 26, 27 e 28 de agosto de 2014
Seropédica - Auditório Paulo Freire – ICHS – UFRRJ
Site desenvolvido por Luis Oliveira - 2014


Apresentação:
http://r1.ufrrj.br/seminariopsi/2014/telas/index.html

            “A utilidade da Psicologia educacional, portanto, depende do grau em que dá conta de explicar problemas enfrentados pelos professores na sala de aula, problemas esses, no entanto, que somente podem ser compreendidos como resultantes de fatores estruturais mais amplos. Não é possível, assim, que a Psicologia educacional seja determinante da ação pedagógica; antes, é uma fonte de orientação para os processos e situações pedagógicas, cabendo à experiência escolar a última palavra. O papel preponderante da Psicologia é o de fornecer ao professor princípios do comportamento humano, especialmente os relacionados com a aprendizagem escolar, para que ele, de acordo com seu senso crítico, os transforme em métodos adequados às situações pedagógicas concretas.”
LIBÂNEO, José Carlos. Psicologia educacional: uma avaliação crítica. In LANE, Silvia T. M. & CODO, Wanderley (orgs.). Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 2007, p. 156

Participação do Programa Rompendo Barreiras
Palestrante:
Valeria de Oliveira Silva  - http://r1.ufrrj.br/seminariopsi/2014/telas/palestrantes.html
Mestre em Educação – UERJ
Especialista em Surdez e Letramento – INES

Nenhum comentário:

Postar um comentário